Virei alma penada do socialismo – Por: Valacir Gonçalves

Os intelectuais da internet estão se vangloriando. Não entendi a razão, acho que eles não conseguiram entender que regimes socialistas não conseguem sobreviver sem grana capitalista; a “maravilhosa” Cuba abriu “os braços” ao capitalismo ianque, o país modelo sonhado por alguns será mais um movido pelo vil metal. Finalmente o povo cubano entrará no século 21, seus médicos não precisão sair pelo mundo recebendo salários aviltantes em nome do “socialismo”…

Mas estou desolado, os americanos acabaram comigo. O sonho de visitar a Cuba socialista, a Cuba do Dirceu e de outros que jamais abandonaram a estética burguesa vai morrer comigo… Espero que deixem o “La Bodeguita Del Medio” do Hemingway do jeito que está – não a desfigurem como fizeram com a ética no Brasil. Mantenham alguns edifícios caindo aos pedaços, mantenham também exemplares de automóveis da década de 50 para as novas gerações terem uma idéia do que acontece com quem teima em desprezar o capitalismo…

Confesso que estou preocupado com os cubanos. O povo simples da ilha, que vivia na escuridão, no atraso, vai ter que entender imediatamente que o dólar de verdade é diferente do que diziam pra eles. Certamente a nova classe de camelôs ensinará como essas coisas funcionam… Não é difícil, os chineses aprenderam rapidamente – já estão dando aula…

Os capitalistas dizem que as coisas estarão adiantadas, o que significa que brevemente suprirão a ilha com seus computadores, e, principalmente, com o “American Way of Life”. Os “nativos” podem ficar tranqüilos, os “aifones” desembarcarão na ilha sem a resistência da Bahia dos Porcos. As roletas voltarão a rodar, mas as prostitutas que cobravam preços pra lá de módicos exigirão o preço de mercado que o capitalismo impõe aonde chega…

O nosso Brasil já construiu o porto para os “miseráveis” americanos desfrutarem… Eles desembarcarão seus produtos em instalações modernas erguidas pela “potência” que ocupa o lado debaixo do Equador. Certamente a tal potência obterá alguns dividendos embora sua maior companhia (saqueada sem dó) esteja valendo menos da metade do valor de mercado. Sem falar que a mesma está com dificuldade em honrar contratos de trabalhadores miseráveis que atravessaram o país atrás de emprego e dignidade. Mas isso é outra história. Alguns dirão que é apenas detalhe, fofoca de gente invejosa que não consegue entender que o Brasil não existia antes deles assumirem o poder…

PS: Sou avesso a ideologias. Sou adepto da máxima que diz “Direita e Esquerda são complementares. Vitória integral da Direita traz congelamento e esclerose. Êxito completo da Esquerda traz anarquia e caos”.

Amém!

 

e-mail: vala1@uol.com.br

blog: www.valacir.com

Temas .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página