Servidores prestigiam o II Encontro de Aposentados da Polícia Federal em Livramento
Postado em 09/11/2022.
No último sábado, 05.11, ocorreu mais um Encontro de Policiais Federais Aposentados, desta vez na fronteira oeste do Estado, em Sant’Ana do Livramento. O evento, promovido pelo Sindicato dos Policiais Federais do RS- SINPEF/RS, faz parte do Projeto Sempre Ativos e tem como propósito valorizar aqueles que fizeram a história do Departamento de Polícia Federal. Nesta segunda edição, estiveram reunidos servidores vinculados às Delegacias de Pelotas, Chuí, Jaguarão, Rio Grande, Caxias do Sul, Bagé, Uruguaiana, Livramento e Porto Alegre.
Dentro da política de descentralização da atual gestão, esses encontros têm sido realizados fora da capital, a exemplo da primeira edição, no dia 03 de setembro, em Santa Maria, e que reuniu policiais federais aposentados de Santa Cruz, São Borja, Santo Ângelo, Santa Maria e Passo Fundo.
Treinamento de Tiro
No sábado pela manhã, dia 05.11, houve um Treinamento de Tiro no COT – Clube de Tiro Oriental, sob a coordenação do Instrutor de Armamento e Tiro APF Marco Monteiro, representante do SINPEF/RS em Santana do Livramento, com apoio do APF Márcio Mohr, representante sindical em Santa Cruz do Sul. Na oportunidade, os participantes receberam uma explanação teórica sobre montagem, desmontagem e manuseio adequado da arma, regras de segurança e técnicas de tiro de precisão.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Encontro
À tarde, o evento aconteceu no galpão da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, momento alto da confraternização que propiciou o o reencontro de parceiros, amigos e colegas. Inicialmente, houve um happy hour preparado pelos cheffs Marquettoti e Paulo Paes, policial federal aposentado e ex presidente do SINPEF/RS. Eles também foram os responsáveis pelo delicioso jantar campeiro, com um cardápio que incluiu paella campeira, feijão mexido, couve, frango escabelado, nuca de porco com batata rústica, vaca atolada com aipim, entre outras especialidades.
Durante o encontro, foi feita uma sessão de autógrafos da obra “Crônicas e contos de um sonhador”, do policial federal aposentado Nereu Ávila do Nascimento. Também foi dada uma placa em homenagem à servidora administrativa recém aposentada Janaina Pellicel, com alusão à dedicação e ao profissionalismo ofertados ao longo dos anos na Instituição. Na ocasião, ainda foram sorteados diversos prêmios oferecidos pela Federal Club e pela SicrediPOL, apoiadora do evento.
Após o jantar, houve show do cantor Breno Neto, seguido de música com DJ Raul Giulia, que animaram o final da festa.
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Agradecimentos
Segundo o presidente do SINPEF/RS, Julio Cesar Santos, “prestigiar os ‘antigões’ significa resgatar e engrandecer a história da Polícia Federal. Além disso, encontros como esses são relevantes para mostrar a importância de uma preparação para a aposentadoria, revelando exemplos de servidores que ressignificaram suas vidas com novas ocupações após encerrarem suas atividades profissionais. É preciso se reciclar, se reinventar e viver essa nova fase com prazer e alegria”.
O SINPEF/RS agradece a participação de todos, em especial aos integrantes da Diretoria que se fizeram presentes: Flávio Isoton, Pablo Andrade, Luiz Walmocyr dos Santos Jr. e Jair Gonçalves. Menção de destaque também ao Representante Sindical de Livramento Marco Monteiro, importante colaborador do Sindicato, e ao representante sindical de Santa Cruz, Roberto dos Santos Mohr.