Santa Maria: Deflagrada a Operação Alimenta

Na manhã de hoje (12.06.2012), a Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência, deflagrou a denominada Operação Alimenta, com a finalidade de desarticular um suposto esquema instalado no INSS em Santa Maria/RS, através do qual empresários seriam favorecidos, mediante a inserção e alteração criminosa de dados nos sistemas de informática do órgão.

A investigação, que se iniciou em novembro de 2011, revelou que a ocupante de um dos cargos de chefia da Gerência Executiva do INSS em Santa Maria, promovia indevidamente a alteração de registros de acidente de trabalho para registros de doenças sem relação com a atividade desenvolvida pelo empregado na empresa.

Com isso, seria diminuído o valor da contribuição social devida pelo empresário ao INSS. Durante a análise de alguns casos específicos, foi constatado que a servidora responsável por essas alterações era proprietária de uma empresa especializada em medicina do trabalho e ocupacional, da qual os empresários beneficiados eram clientes.

A servidora pública ainda instruía os empresários beneficiados sobre como oferecer defesas contra autuações do INSS, as quais seriam por ela mesma julgadas.

Estão sendo cumpridos 4 mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Maria, com o objetivo de apreender documentos e computadores.

Por determinação da Justiça Federal, a servidora investigada foi afastada de sua função de chefia.

Setor de Comunicação Social da Polícia em Santa Maria/RS

Temas , , .

 

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página