Rio Grande/RS: PF deflagra operações simultâneas para combater o tráfico de drogas na Região Sul

A Polícia Federal deflagra, simultaneamente, nesta manhã (19/10), duas operações para combater o tráfico de drogas na região sul do estado.

Cerca de 100 policiais federais cumprem 26 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e quatro ordens de condução coercitiva, decretados pela Justiça Federal em Rio Grande e pela Justiça Estadual em Santa Vitória do Palmar.

A Operação Caravelas iniciou em agosto deste ano, para apurar a introdução de 267 quilos de cocaína em um contêiner que seria exportado para a Espanha, a partir do Porto de Rio Grande. A droga foi encontrada pela Receita Federal em 10 bolsas que estavam em uma carga de pallets de plástico. A investigação da Polícia Federal revelou a participação de pessoas ligadas a empresas de transporte de cargas. A Operação Caravelas cumpre nove mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e quatro de condução coercitiva.

A Operação R5.2 é decorrência da Operação R5 (https://goo.gl/jhsnEz), deflagrada em 2014,  nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido a uma decisão liminar em sede de habeas corpus, proferida em 2015 pelo STF, pessoas que haviam sido presas na Operação foram colocadas em liberdade. Com a revogação da ordem de habeas corpus pelo próprio STF, bem como pela presença de indícios de que algumas daquelas pessoas permaneciam dedicadas ao tráfico, 17 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça de Santa Vitória do Palmar.

 

Fonte: Setor de Comunicação Social da Polícia Federal em Rio Grande/RS e Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Temas , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página