Retrospectiva 2019 e as prioridades do movimento sindical para 2020

O ano de 2019 foi de suma importância para os policiais federais do Rio Grande do Sul, iniciando com a coroação de uma conquista política inédita para toda categoria, com a posse do Deputado Federal Ubiratan Sanderson, primeiro parlamentar oriundo do nosso movimento sindical. Temos a convicção de que a contribuição dos policiais federais, agora também no âmbito parlamentar, é fundamental para a luta em prol de um país menos corrupto, mais justo e mais ético.

A pauta que predominou em nossa agenda não poderia ter sido outra senão a Reforma da Previdência, em razão da qual marcamos presença frequente em Brasília, onde participamos de reuniões com parlamentares, manifestos, audiências públicas, e acompanhamos votações de destaque. Preocupado com a possibilidade do fim da aposentadoria policial, o SINPEF/RS se engajou na luta pela manutenção da aposentadoria policial em parceria com outras entidades sindicais e associativas. Conseguimos que não fossem retiradas garantias como a integralidade  e a paridade, a pensão integral por morte em serviço ou em decorrência dele, uma regra de transição com idade diferenciada  para homem e mulher e contagem do tempo de serviço militar. Resta agora corrigir distorções como a ausência de uma regra de transição menos prejudicial, em especial as das aposentadorias da mulheres policiais, maiores prejudicadas por ocasião da referida  reforma. Continuaremos lutando por uma regra de transição mais justa e proporcional ao que foi concedido aos militares.

Durante o ano de 2019, o Departamento Jurídico impetrou diversas ações judiciais, com destaque para as demandas administrativas e jurídicas individuais, com decisiva e vitoriosa atuação em PADs e remoções, além do esclarecimento de dúvidas e de inúmeras solicitações de sindicalizados. Também realizamos um importante trabalho na reunião de documentos visando o pagamento dos precatórios da ação dos 28,86% de 2003 (F. Sarmento Advogados Associados – Ação ordinária 2003.34.00027414-8 – 17ª Vara Federal de Brasília).

No que se refere à assistência à saúde do policial federal, aprimoramos o Departamento de Assistência Psicológica – DAP, firmando convênio com novos profissionais em vários municípios do Estado. Quanto ao Plano de Saúde, destaque para o trabalho da Comissão cujo objetivo é fomentar uma gestão junto à UNIMED. Menção também ao trabalho desenvolvido pela empresa INOVA, cuja finalidade é fazer mapeamentos da sinistralidade do Plano. Como resultado dessa consultoria, conseguimos a possibilidade, até o dia 20 de dezembro, de reopção do Plano Antigo para o Plano Por Faixa Etária, bem como para inclusão de enteados, filhos e netos até 35 anos no Plano por Faixa Etária (conforme amplamente divulgado). Citamos ainda o convênio com o Centro Clínico Gaúcho, que tem registrado uma boa adesão como uma alternativa de assistência à saúde com valores mais acessíveis.

Na área da comunicação, implementamos os “podcasts” semanais –  são arquivos digitais de áudio transmitidos através da internet, e que exploram um tema a cada semana, com entrevistados distintos ou com boletins sobre questões de interesse sindical. Acesse https://anchor.fm/sinpefrs e acompanhe essas publicações. Também estamos prestes a inaugurar nosso novo site, mais moderno e mais dinâmico. Intensificamos as publicações diárias em nossas redes sociais, criando uma verdadeira plataforma digital que está disponível no Instagram, Facebook e Twitter. Siga-nos (/sinpefrs) e fique por dentro das iniciativas sindicais.

Durante 2019, o Sindicato desenvolveu uma importante campanha de atualização cadastral, fundamental para uma comunicação eficiente com seus sindicalizados. A partir desses dados, criaremos um grupo informativo de whatsapp, chamado “Informe SINPEF/RS”, somente para postagem de notícias sindicais. Os dois outros grupos (Ativos SINPEF/RS e Aposentados SINPEF/RS) serão mantidos para possibilitar o encontro e a discussão de temas relevantes entre os policiais federais.

Estamos certos de que em 2020 o trabalho do movimento sindical será ainda mais profícuo, o que, necessariamente, depende do engajamento de todos. Temos a consciência de que a responsabilidade da entidade classista reflete-se através de suas iniciativas e de seu envolvimento em todas as frentes que visam promover melhores condições de trabalho, bem como a proteção dos interesses profissionais dos policiais federais, sempre inserida num contexto mais abrangente visando uma mudança estrutural da Segurança Pública. Com esse propósito, defendemos e elencamos como nosso maior trunfo uma Polícia Federal ainda mais forte e eficiente, equiparada às melhores polícias do mundo, com uma estrutura moderna e autonomia investigativa, carreira única com entrada pela base e ciclo completo de atuação policial – o que está contemplado na PEC 168, a PEC da Eficiência da PF.

Agradecemos aqueles que de alguma forma se envolveram nas iniciativas do SINPEF/RS – sindicalizados, dirigentes, representantes sindicais, funcionários, colaboradores e familiares -, ao ensejo que desejamos Boas Festas e um Ano Novo repleto de muitas realizações, esperança, sabedoria e paz!

 

Um abraço a todos,

Julio Cesar Nunes dos Santos

Presidente do SINPEF/RS

 

Temas , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página