Publicado artigo científico que avalia a eficiência topológica policial em uma grande operação de infiltração na dark web

 

Foi publicado nesta quinta-feira, 09.01, na edição especial de física social do periódico Scientific Reports da renomada revista britânica Nature o artigo científico “Assessing police topological efficiency in a major sting operation on the dark web” (Avaliando a eficiência topológica policial em uma grande operação de infiltração na dark web), de autoria dos policiais federais Bruno Requião da Cunha, Luiz Walmocyr dos Santos Júnior e Jean Fernando Passold, em cooperação com pesquisadores da Universidade de Limerick na Irlanda.

Na pesquisa intitulada, os autores estudaram o banco de dados anonimizados da operação Darknet da Polícia Federal para descobrir qual a maneira mais eficiente possível de se combater redes de pornografia infantil na deep web, dificultando a criação de novas estruturas similares. Algumas características da rede criminal estudada são impressionantes: por exemplo, ela se assemelha muito mais às estruturas de células terroristas do que a redes de crime organizado típicas.

Os pesquisadores também avaliaram a eficiência das ações policiais nesta área frente ao efeito máximo previsto por ferramentas matemáticas. Os resultados indicam que a PF apresentou eficiência de quase 60% frente ao máximo teórico de 90% de destruição do fórum online. Os policiais e pesquisadores esperam que os métodos desenvolvidos possam ser utilizados para se aumentar ainda mais a eficiência de futuras operações na dark web.

O artigo pode ser acessado pelos links abaixo:

https://www.nature.com/articles/s41598-019-56704-4
https://rdcu.be/bZ6KA

 

Temas , , , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página