Protesto por indenização de fronteira provoca filas na região da Ponte da Amizade
Postado em 31/03/2017.
Servidores federais protestaram na manhã desta sexta-feira (31) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, pela regulamentação da lei 12855/13, que trata da indenização de fronteira. O adicional para policiais, fiscais e agentes tem como objetivo, explicam, fixar os funcionários públicos nestes pontos considerados estratégicos para a segurança do país e o combate a crimes como o tráfico de drogas, armas e pessoas.
A mobilização que teve início por volta das 10h e se estendeu até pouco depois das 12h reuniu servidores das polícias Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal e Auditoria do Trabalho e Fiscalização Agropecuária. O grupo seguiu a pé pela BR-277 até a Ponte da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai.
Na aduana, os manifestantes reinauguraram o “indenizômetro” – painel que mostra o tempo de espera pela regulamentação da lei – e fizeram uma fiscalização rigorosa de veículos e pessoas que entraram ou sairam do país.
A ideia é mostrar como o controle fronteiriço deve ser feito, “o que infelizmente não ocorre em razão da omissão de sucessivos governantes em encarar o tema da segurança nas fronteiras nacionais”, apontam.
De acordo com os sindicatos das categorias, os cerca de 17 mil quilômetros de fronteira com nove países vizinhos conta com a fiscalização de cerca de 5 mil agentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/H/8/wSbL1fSgKsEOr6UTbwLg/manifestantesindenizacao2.jpg)