Policiais federais protestam em Porto Alegre
Postado em 10/07/2013.
Uma manifestação pública, com policiais federais, entre agentes, escrivães e papiloscopistas, foi realizada a partir do meio-dia desta quarta em Porto Alegre. A caminhada começou da sede da superintendência regional da Polícia Federal, na avenida Ipiranga, e prosseguiu até o Monumento ao Laçador, seguindo depois ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Houve a distribuição de panfletos da campanha S.O.S Polícia Federal, onde é relatada a atual situação da categoria e da própria PF. “O atual governo compromete as investigações, cortando verbas, diminuindo o efetivo policial, entravando a máquina por meio de controles burocráticos injustificáveis, constrangendo os agentes federais a contentarem-se com a inércia e a inoperância plantadas na instituição, nos últimos anos”, diz o panfleto.
A manifestação ocorreu em todo o país. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS), Paulo Paes, o objetivo da mobilização foi denunciar à sociedade a precariedade das condições de trabalho. De acordo com ele, a situação se agravou nos últimos anos. “Há falta de motivação”, alertou, apontando a carência de efetivo e condições de trabalho na instituição como alguns dos problemas.
Para o presidente do Sinpef/RS, existe um descaso por parte do governo federal. Paulo Paes lembrou que a categoria também luta pelo reconhecimento das atribuições de nível superior realizadas pelos servidores da PF, pois atualmente são consideradas de nível médio, o que acarreta defasagem salarial, desvalorização da carreira e desmotivação.
Fonte: Correio do Povo
Policiais federais fizeram uma manifestação em Porto Alegre, no início da tarde desta quarta-feira, para pedir melhores condições de trabalho. Agentes, escrivães e papiloscopistas se concentraram em frente à Estátua do Laçador e, depois, seguiram para o Aeroporto Salgado Filho, onde realizaram a panfletagem.
Conforme o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS), Paulo Paes, a corporação enfrenta problemas como desmotivação e falta de servidores:
— Precisaríamos do dobro de policiais do que temos hoje. Com eventos como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo, é necessário mais efetivo em aeroportos e fronteiras. Além disso, há a falta de reconhecimento interno, e isso tem gerado descontentamento.
O protesto ocorreu em diferentes Estados paralelamente. Os policiais pretendem levar ao Congresso Nacional uma lista com assinaturas para pressionar deputados e senadores a implementar a Frente Parlamentar de Segurança e pedir a valorização de mais carreiras além da de delegado.
No panfleto distribuído pelo Sinpef/RS, consta que “mesmo diante das péssimas condições de trabalho, os agentes federais jamais desistirão de combater a roubalheira e a corrupção no país”.
Fonte:ZH