Nova ação do SINPEF/RS, SINPOFESC e SINPEF/PR busca correção monetária do auxílio alimentação
Postado em 21/09/2022.
O SINPEF/RS, em litisconsórcio com os Sindicatos dos Policiais Federais de Santa Catarina e do Paraná, ajuizou na última quinta-feira, 15.09, uma ação Civil Pública, que tramita perante o Juízo da 1ª Vara Federal Cível de Curitiba/PR, nº 50533045420224047000.
A referida ação questiona a ausência de correção monetária do Auxílio-Alimentação, o qual se encontra desatualizado e defasado desde janeiro de 2016, quando foi estipulado pela Portaria nº 11 do MPOG-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no valor de R$ 458,00 (quatrocentos e cinquenta e oito reais).
Os sindicatos defendem que é necessária e justa a declaração do direito dos servidores substituídos à correção monetária do Auxílio-Alimentação, determinando-se a aplicação de um índice que preserve o poder aquisitivo da moeda, diante da sua desvalorização nominal provocada pela inflação.
Pleiteiam, ainda, a condenação da União ao pagamento das diferenças entre o valor estabelecido na Portaria nº 11/2016, devidamente corrigido, e o valor efetivamente pago aos servidores.
Os sindicatos manterão a categoria informada quanto ao andamento processual e os desdobramentos da ação.