Nota de apoio aos aprovados no concurso da Polícia Federal de 2018

O Sindicato dos Policias Federais do Rio Grande do Sul – SINPEF/RS, entidade representativa dos Policias Federais no Estado, vem a público manifestar seu apoio irrestrito aos aprovados no concurso da PF 2018, diante da cláusula constante no Edital do referido concurso que elimina sumariamente os aprovados que não forem convocados para o curso de formação da Academia Nacional de Polícia (ANP) em junho de 2019. São cerca de mil concorrentes habilitados na seleção e apenas 500 a serem convocados para a ANP.

Considerando o custo inicial do certame de R$ 18 milhões e o alto nível de complexidade para a aprovação dos candidatos, tal ameaça fere os princípios da economicidade, da moralidade e da eficiência na gestão de recursos públicos, diante da eliminação dos excedentes por mera formalidade, além de desconsiderar totalmente a atual e preocupante falta de efetivo policial federal, que perfaz um total de 4 mil cargos vagos em todas as 120 unidades da instituição, sem considerar as aposentadorias previstas para este ano.

Corroborando a proposta da comissão dos aprovados no concurso da Polícia Federal 2018, o item do edital do concurso que estabelece prazo de validade de 30 dias pode ser renovado por igual período, além da possibilidade de serem criadas duas turmas consecutivas de novos policiais, com a ampliação da primeira – entre junho e novembro de 2019 – de 500 para 600 concursados, e a convocação para uma segunda logo em seguida, em razão da capacidade da ANP, que é de 600 pessoas.

Diante do exposto, consideramos que viabilizar o aproveitamento dos candidatos aprovados no concurso 2018 é de fundamental importância para instrumentalizar a Polícia Federal que vem desempenhando um papel de extrema relevância no combate à corrupção e na moralização da sociedade brasileira. Caso isso não se efetive, os futuros aprovados em 2019 só tomariam posse em 2021, demandando mais tempo e mais custos. Não basta aumentar atribuições, é necessário também ter capital humano para que possamos dar a resposta que o Brasil espera!

 

Porto Alegre, 12 de fevereiro de 2019.

 

Diretoria do Sindicato dos Policiais Federais do RS – SINPEF/RS

Temas , , , , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página