SINPEF/RS promove o lançamento da obra CRIMINOFÍSICA: A CIÊNCIA DAS INTERAÇÕES CRIMINAIS, do policial federal Bruno Requião

No final da tarde de ontem, 18.08, foi realizado o lançamento da obra CRIMINOFÍSICA: A CIÊNCIA DAS INTERAÇÕES CRIMINAIS, do policial federal Bruno Requião da Cunha, na sede do SINPEF/RS. O evento contou com a presença da Diretoria do Sindicato, do Superintendente Regional da PF/RS, Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues, do representante da APCF, Renato Letizia Garcia, do comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da BM, Tenente-Coronel Rodrigo Schoenfeldt, e do representante da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar – ASSTBM, Tenente Aristeu Simões Pereira, além de policiais federais que prestigiaram a iniciativa.

O presidente do SINPEF/RS, Julio Cesar Nunes Santos, enalteceu a importância da obra e destacou que “iniciativas como essa visam contribuir com a troca de conhecimentos sobre assuntos atinentes à Segurança Pública, na busca de uma visão mais científica sobre as interações criminosas e de uma gestão mais moderna da investigação criminal”.

Sobre o autor

O Agente de Polícia Federal Bruno Requião da Cunha é Bacharel em Física pela UFRGS, Mestre em Física pela UNICAMP, Doutor em Física pela UFRGS e Pós-Doutor em Matemática Aplicada pelo Consórcio de Aplicações Matemáticas para as Ciências e para a Indústria da Universidade de Limerick (MACSI), na Irlanda. Palestrante internacional na área de redes criminais, possui mais de uma dezena de artigos científicos publicados em periódicos internacionais. Membro organizador do Simpósio Internacional sobre Estrutura e Mobilidade do Crime. Criador do conceito de Criminofísica.

Sobre a obra

 Criminofísica é uma maneira de abordar os fenômenos criminais, é a visão que as ciências naturais têm do crime e do criminoso. Nesse ponto de vista, grupos de pessoas (em especial de criminosos) apresentam comportamentos com alguma regularidade matemática que pode revelar padrões comportamentais ocultos, que não são observáveis a partir das metodologias tradicionais do Direito e da Sociologia.

Público alvo

O livro tem três atores como público o alvo: o cidadão comum preocupado com os índices de violência a que está sujeito, o policial interessado em entender melhor o fenômeno que ele enfrenta no dia-a-dia, e o cientista social ou jurista que busca sair um pouco da caixa e expandir seus horizontes para uma nova forma de enxergar o mundo.

Onde comprar:

Sede do SINPEF/RS (Av. Ipiranga, 1555, 7º andar)

Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B08XMVKCSF

Editora Buqui:

https://www.editorabuqui.com.br/product-page/criminof%C3%ADsica-a-ciência-das-interações-criminais

Valor: R$50,00

 

Leia a entrevista com o autor: http://www.sinpefrs.org.br/site/entrevista-o-agente-de-policia-federal-bruno-requiao-fala-sobre-a-obra-criminofisica-e-a-importancia-de-uma-visao-mais-cientifica-do-crime-e-do-criminoso/

 

 

 

 

 

 

Temas , .

 

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página