Discurso de despedida da Sicredipol – Por: Valacir Gonçalves
Postado em 13/10/2022.
Neste momento de despedida, um agradecimento especial a minha esposa, Maria Helena, pela solidariedade nas horas difíceis e pelo companheirismo que reforçou (ainda mais) o nosso amor.
Não poderia deixar de mencionar o Vice-Presidente Visentini, amigo e companheiro leal de diretoria. In memoriam, cito os saudosos José Carlos Martins de Lima e o delegado Lauro Noguez, Superintendente da PF na época da fundação da Cooperativa.
Agradeço aos gerentes recrutados pelo sistema Sicredi, eles nos ajudaram a construir a Cooperativa. Agradeço também os integrantes dos diversos conselhos, os colaboradores, e os que por aqui passaram. Saúdo também a todos nós, cooperativistas, razão da existência da Cooperativa.
Um agradecimento especial as nossas entidades associativas: a Apofesul, na pessoa do presidente Cléber, o SINPEF/RS, na pessoa do presidente Júlio César, e meu agradecimento e gratidão ao Carlos Antônio Kochenborger, o Charles, primeiro presidente de sindicato de policiais no Brasil – sua dignidade e bravura é um exemplo, foi fiador do sonho cooperativista idealizado por nós – seu apoio foi fundamental!
Voltando ao presente, lembro que a Cooperativa, depois de 23 anos de resultados positivos, distribuindo parte de suas sobras para cooperativados e para nossas entidades de classe, passou por momentos duros. Juntamente com o país, enfrentamos a pandemia que arrasou a humanidade, ocasionando um forte aumento de custos e o inevitável descompasso em contratos firmados noutro cenário econômico, tudo somado ao congelamento de nossos salários.
Desejo aos novos dirigentes sucesso à frente da Cooperativa. Vão enfrentar uma nova política econômica, juntamente com o financiamento das novas e caras tecnologias que surgem a todo momento. O desafio é imenso, precisamos vencê-lo para continuar com nossa história de sucesso, apesar do momento difícil que atravessa o país.
Finalmente, enfatizo que instituições são maiores do que pessoas – elas passam, instituições permanecem. Feliz por fazer parte da história de mais uma delas, me despeço com nossas contas aprovadas por conselhos, por auditorias internas e externas, e ainda aprovadas em Assembleias Gerais que representaram todos os associados.
Agradecendo a todos, concluo convicto de que demos o melhor de nós. Continuaremos com a consciência tranquila do dever cumprido que caracteriza homens honrados.
Amém!
blog www.valacir.com