DIA MUNDIAL DA SAÚDE tem como lema “Depressão – vamos falar”: prevenção pode evitar suicídio. Busque ajuda!

A depressão foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como lema para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado em 7 de abril. E não é por menos. O transtorno mental é a maior causa de incapacidade no mundo e contribui para o elevado número de doenças físicas em nível global. E tão grave quanto seus sintomas e demais consequências é o aumento dos casos em todo o mundo. Se não tratada, pode se agravar e levar à prática de suicídio.

No mundo, ocorrem cerca de um milhão de suicídios por ano, maior do que o número de mortes em guerras. “Mais de 90% deles seriam evitáveis. É um problema de saúde pública que pode ser evitado com os devidos cuidados relativos aquela emergência. Se tem alguém do lado percebendo as mudanças de comportamento e começa a conversar, aquele processo que é o suicídio pode ser evitado”, Robert  Gullert, presidente do CVV (Centro de Valorização da Vida)., conforme matéria publicada no dia 24 de março, no RS.

Entre os policiais federais, sabe-se que essa realidade é ainda mais alarmante. Entre 1999 e 2015, foram registrados 42 casos de suicídios. Nos últimos cinco anos do levantamento, foram 20 casos, o dobro do período de cinco anos anterior. O último ano em que não ocorreu nenhum suicídio de policial federal foi em 2004.

A conversa, segundo Guellert, é fundamental no processo para se evitar um suicídio. “Nunca é um ato isolado, é um processo que vai corroendo, corroendo até chegar numa falta de alternativa. A saúde mental e a saúde emocional tem a ver com escolhas. Saber que tem saída. Por outro lado, a pessoa muito desesperada não enxerga a saída sozinha. Falar sobre o assunto é uma maneira de tirar o estigma”, disse.

Departamento de Acompanhamento Psicológico (DAP)

Preocupado com essa realidade, o SINPEF/RS criou há mais de dois anos o Departamento de Acompanhamento Psicológico (DAP) através do qual são mantidos profissionais especializados conveniados em todo Estado, para serviços de diagnóstico, orientação e acompanhamento. O Sindicato subsidia um percentual do valor da consulta acertado entre a profissional e o paciente. Veja aqui a lista de profissionais conveniados.

A missão do DAP consiste em planejar, coordenar e operacionalizar os trabalhos relativos à
constituição, manutenção e aprimoramento do Plano Permanente de Cuidados Psicológicos dos
filiados ao SINPEF/RS.

Busque ajuda! Depressão pode ser tratada!

Para saber mais, consulte:

 

Temas , , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página