Critérios para que o teste do COVID 19 tenha cobertura pelo Plano de Saúde Unimed

A partir da sexta-feira, dia 14.08, passou a valer a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de que os planos de saúde devem cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus. O teste detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Diante da determinação, o SINPEF/RS questionou a Unimed Porto Alegre sobre a realização dos testes e as diretrizes de utilização através do Plano.

Os exames cobertos pelo Plano são:

– 40314618 – SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19) – pesquisa por RT – PCR;

– 40324788 SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19), pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais (cada par).

Esses exames possuem cobertura quando solicitados por um médico cooperado da Unimed Porto Alegre, desde que o beneficiário se enquadre nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, e o tipo de exame (por PCR ou anticorpos) será definido pelo próprio médico de acordo com a situação do paciente.

A Unimed Porto Alegre informa ainda que possui estrutura própria para atender pacientes suspeitos de Covid-19 e, para realização do exame em caráter ambulatorial, o beneficiário deve consultar com um médico cooperado da Unimed Porto Alegre (presencialmente ou pelo médico online) e, se durante a avaliação médica for identificado que o beneficiário se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o médico faz a solicitação do exame. Este exame deve ser previamente agendando através do telefone 2136-4100 e pode ser realizado nos serviços próprios da Unimed Porto Alegre: em Porto Alegre, na unidade da Carlos Gomes e da Zona Sul, e em Canoas, na Unidade Assistencial. No interior, procurar a unidade local da Unimed.

O exame também pode ser realizado nos atendimentos de urgência/emergência da rede hospitalar credenciada da Unimed Porto Alegre, desde que o beneficiário se enquadre nos critérios conforme descrito acima, onde recomenda-se este tipo de atendimento aos pacientes com sintomas mais acentuados.

Os beneficiários que estiverem em intercâmbio e se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, deverão procurar a rede credenciada para urgência/emergência ou orientações junto a Unimed local.

 

Temas , , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página