Campanha: O seu dia chegou?

Segundo dados oficiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, pesquisa realizada em 2009 pelos especialistas Luiz Eduardo Soares, Marcos Rolim e Silvia Ramos revelou que 22,2% dos profissionais de segurança entrevistados já foram vítimas de acidente de trânsito em serviço, aproximadamente 1 em cada 4 servidores.

O motivo dessa estatística alarmante é a constatação de que perseguições em alta velocidade, manobras bruscas e procedimentos operacionais com veículos fazem parte do cotidiano policial, e representam um risco constante para esses profissionais que habitualmente arriscam as próprias vidas pela dedicação no combate ao crime.

Devido à ausência de dados estatísticos sobre a gestão de pessoas no âmbito da Polícia Federal, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) iniciou um levantamento sobre os últimos acidentes de trânsito envolvendo policiais federais, e descobriu que nos últimos dois episódios recentes, envolvendo fatalidades, as vítimas estavam sem os cintos de segurança.

Devido à ausência de políticas específicas de valorização do policial, a Fenapef pesquisou e encontrou uma iniciativa exemplar que surgiu nos Estados Unidos, onde o Comitê de Segurança Rodoviária da Associação Internacional de Chefes de Polícia (HSC-IACP), e uma série de agências policiais já reconhecem esse dilema há muito tempo.

Tais entidades, em parceria com a Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Estradas norte-americanas (National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA), criaram, em março de 2003, uma subcomissão para segurança operacional das forças policiais (Law Enforcement Stops and Safety Subcommittee – LESSS), para aprimorar as práticas policiais e proteger a vida dos servidores.

A subcomissão LESSS já produziu quatro vídeos de treinamento e conscientização para promoção da segurança do policial: “O seu colete não vai deter esse projétil” (Your Vest Won`t Stop This Bullet – 2005), “Perseguição” (P.E.R.S.U.E. – 2007), “Salvando vidas… uma parada de cada vez” (Saving Lives…One Stop At A Time – 2008), e “O seu dia chegou?” (Is Today Your Day? – 2010).

Porém, o filme “O seu dia chegou?” alcança nos dias atuais uma relevância incrível, pois conscientiza e pode salvar inúmeras vidas, pela prevenção de tragédias através da mudança de hábitos na rotina policial.

Fenapef parabeniza a HSC-IACP, a NHTSA e a LESSS, criadoras da campanha, e conclama todos os profissionais de Segurança Pública a assistirem ao vídeo, que deve se tornar peça fundamental para a conscientização e formação dos profissionais de todos os órgãos de Segurança Pública do Brasil.

 

Veja o vídeo da campanha: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/43712

 

DIRETORIA DA FENAPEF

 

Fonte: Agência Fenapef

 

 

Temas , .

 

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página