Assembleia Geral aprova as contas do SINPEF/RS do ano de 2020
Postado em 13/08/2021.
As contas do SINPEF/RS do ano de 2020 foram aprovadas em Assembleia Geral Ordinária realizada no final da tarde desta quinta-feira, 12.08, de forma online. A prestação de contas foi apresentada pelo Presidente do Sindicato, Julio Cesar Santos, e pelo Diretor Financeiro Marcos Cardoso da Cunha, juntamente com os integrantes do Conselho Fiscal e a contadora Denise Pereira. Os sindicalizados tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e participar através do chat disponibilizado pelo Youtube.
Foram apresentados gráficos com informações sobre o número de sindicalizados, a Receita referente à Mensalidade Sindical, as Despesas Ordinárias e Extraordinárias, os Repasses à Fenapef, Despesas Jurídicas, Obras e Conservação, Doações e Auxílios, com quadros comparativos. Na sequência, o presidente do Conselho Fiscal Ubirajara da Costa Sales leu o teor do Relatório elaborado pelo referido Conselho, no qual foi emitido parecer constatando a boa saúde financeira do Sindicato.
O Conselho Fiscal esteve reunido no dia 15.07 para examinar os documentos e livros da contabilidade, assim como as contas bancárias da entidade. Na oportunidade, também foi feita uma vistoria dos valores em caixa e examinado o balancete anual do Exercício 2020. Após minuciosa análise, foi formulado o Relatório apresentado na Assembleia Ordinária, com os comentários e sugestões.
A reunião anual de prestação de contas teve a participação dos titulares do Conselho Fiscal, Ubirajara da Costa Sales, Nívio Boelter Braz e Sérgio Augusto Bica de Bicca, do Diretor Financeiro Marcos Cunha e da contadora Denise Pereira, com assessoramento da assistente administrativa Patrícia Beal Fuentes.
Segundo o parecer formulado, “as disponibilidades financeiras do SINPEF/RS continuam sendo aplicadas em instituições financeiras confiáveis, mantendo a remuneração do capital aplicado, resguardando assim a saúde financeira dos investimentos. Com relação às Obrigações Fiscais e Sociais, foi verificado que a Diretoria vem adotando todas as cautelas necessárias, mantendo atualizado o pagamento das citadas despesas”. E conclui: “Procedida a análise dos demonstrativos financeiros referentes ao exercício de 2020, e por achar de acordo com os princípios gerais de contabilidade, não encontrando distorções nas contas apresentadas, o Conselho Fiscal sugere a aprovação das contas e da escrituração geral da Diretoria Executiva”.