Apofesul completa hoje 39 anos de história

Há 39 anos, um grupo de policiais denominados “sangue novo” lideraram um movimento que culminou com a criação da Associação dos Agentes de Polícia Federal. A “conspiração” durou cerca de uns 6 meses e objetivava minimizar nossas dificuldades e valorizar os policiais. Assim, em 28/08/1978, no antigo Cadastro do Serviço de Polícia Marítima Aérea e de Fronteiras, foi realizada uma assembleia informal e ali ficou decidido que criaríamos uma Associação.

O fato histórico mudaria o destino de todos os policiais federais do Brasil, pois, em seguida, já sob a denominação de APOFESUL, essa entidade serviria de “modelo à toda terra”, pois tínhamos realizado uma façanha. Outros estados encorajados pelo ato dos gaúchos passaram a criar suas associações, culminando com o movimento sindical.

Também hoje, o nosso Piquete 38 completa 29 anos, é a data é uma homenagem à Entidade Mãe. O resto da saga está contada no livro dos 20 Anos da APOFESUL, um excelente relato de memórias da iniciativa do nosso querido associado e presidente à época, Roberto Lopes Janisch.

Reza a lenda que uma carta datada de 01/09/1978 entregue ao militar Coronel Mackesen, que informava a criação de uma associação e logo despachada com consentimento, teria dito o saudoso Comandante: “Eu não poderia negar tal anseio àqueles homens, eles foram a mais brava e leal tropa que comandei em toda minha carreira militar”.

Feliz Aniversário APOFESUL! Feliz Aniversário PIQUETE 38!

 

*João Carlos Cardoso de Campos – Sócio Fundador da Apofesul

Temas .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página