Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, trata das condições de trabalho dos servidores da área da segurança pública

audiência pública CDHM

Com objetivo de debater as condições de trabalho dos profissionais da segurança pública, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal realizou no início da tarde desta quarta-feira (8), uma Audiência Pública com a participação de diversos representantes classistas de servidores da área. O requerimento para realização dos trabalhos foi apresentado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão, com base na solicitação de entidades representativas de trabalhadores da segurança pública.

Na ocasião, o presidente do SINPEF/RS, Ubiratan Antunes Sanderson, parabenizou o deputado Paulo Pimenta pela iniciativa, que propiciou, pela primeira vez, que fossem ouvidos servidores de diversos segmentos da área da segurança pública, o que é “de fundamental importância para que a sociedade saiba das reais necessidades, problemas e carências do setor, e melhorar o resultado na prestação do serviço à sociedade”.

Ele criticou a excrescência contida no Estatuto do Policial Civil da União que proíbe os policiais de qualquer manifestação ou mesmo criticar a Administração, ficando os mesmos sujeitos à punição, ao assédio, à ameaça e à desmoralização. “A Polícia Federal da porta para fora é uma, e da porta para dentro, outra”. Neste tocante, destacou o fato de, em 3 anos, terem ocorrido 20 suicídios na Polícia Federal, um infeliz número surgido a partir da degradação das relações internas. Abordou também acerca da falta de efetivo, a falta de regulamentação de serviço prestado em regime de sobreaviso. “Há que se investir no homem policial, que deve ser motivo de respeito e admiração da sociedade como garantidor do cidadão. O caos na segurança pública é revelador da maneira desrespeitosa como seus servidores são tratados”, reiterou.

Também participaram da Audiência Pública Luis Antônio de Araújo Boudens, Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais; José Roberto das Neves, Diretor da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciário; Dovercino Borges Neto, representante da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais; Adriana Nunes Wolffenbuttel, Representante do Sindicato dos Servidores do Instituto de Perícia do Rio Grande do Sul; João Luiz Rodrigues Nunes, Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores do Plano de Cargos da Polícia Federal SINPECPF; e Jânio Bosco Gandra, Presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis.

O áudio e o vídeo da Audiência Pública estão disponíveis na íntegra na página da Câmara dos Deputados:

(Pesquise a sessão pelo código 53203 – Comissão de Recursos Humanos e Minorias – 08/07/2015)

Webcamara – Vídeo:   http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/webcamara/arquivos/recentes
Arquivo Sonoro – Áudio: http://imagem.camara.gov.br/internet/audio/

 

 

 

 

Temas , .

 


Deseja comentar esta notícia? Autentique-se para postar um comentário. Efetue seu login aqui »

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página