2020: um ano difícil e desafiador!

O ano de 2020 foi desafiador para todos nós. Medos, incertezas e distâncias. Tivemos que nos adaptar ao desconhecido, buscar formas de proteção e, ao mesmo tempo, continuar cumprindo nossa missão na defesa dos servidores da Polícia Federal. Nesse contexto, a partir de março, as ações do SINPEF/RS foram bastante voltadas a minimizar os efeitos do coronavírus, num esforço concentrado para garantir a proteção aos sindicalizados.

O Sindicato distribuiu Equipamentos de Proteção Individual (máscara, álcool gel e luvas), e cobrou da Superintendência Regional a agilização da aquisição de EPIs e da realização dos testes de COVID nos servidores da PF/RS, o que foi gestionado também junto às Secretarias Estadual e Municipais de Saúde do Estado. Solicitou medidas da SR quanto ao registro de casos de coronavírus para assegurar direitos previdenciários aos servidores e seus dependentes. Desenvolveu campanhas de esclarecimentos, distribuiu cestas básicas e  ofereceu um serviço de apoio aos que fazem parte do grupo de risco, além de uma campanha de incentivo à doação de sangue.

O SINPEF/RS readaptou seu atendimento, criando meios de atendimento online. Realizou telereuniões com os diretores e representantes sindicais, promoveu lives com sindicalizados, uma delas para prestação de contas do Sindicato, que, inclusive, serviram de modelo para Fenapef e para outros sindicatos pelo Brasil afora.

No que se refere às condições de trabalho, foram feitas discussões com os Escrivães de Polícia Federal, tendo em vista a insatisfação com relação ao acúmulo de funções e o excesso de trabalho decorrentes dos problemas com a utilização do sistema ePol. Sobre essa situação, foi protocolado ofício ao SR/RS e ao Diretor Geral, e promovida uma articulação nacional.

Foi formalizado requerimento junto à SR/PF/RS solicitando o pagamento de adicionais de periculosidade e/ou insalubridade aos servidores administrativos e aos anistiados sindicalizados, com base em Laudo Pericial encomendado por este Sindicato, tanto na Superintendência quanto nas Delegacias do interior onde estão lotados esses servidores.

Durante o ano de 2020, o Departamento Jurídico ajuizou diversas ações judiciais, com destaque para as demandas administrativas e jurídicas individuais, com decisiva e vitoriosa atuação em PADs e remoções, além do esclarecimento de dúvidas e de inúmeras solicitações de sindicalizados.

Na área da comunicação, foi implementado um boletim informativo semanal, com divulgação através dos grupos de whatsapp e e-mail. Faça parte de nossos grupos de whatsapp (se você ainda não participa, encaminhe sua solicitação). Siga-nos em nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter (/sinpefrs) -, e fique por dentro das iniciativas sindicais.

Continuamos empenhados na gestão do Plano de Saúde Unimed, prestando orientações sobre a melhor forma de utilização e sobre a possibilidade de reopção para o Plano por Faixa Etária, em alguns casos com redução de valores aos sindicalizados. Também fortalecemos nossa parceria com o Centro Clínico Gaúcho, como uma opção mais viável economicamente para alguns.

Preocupados com o aprimoramento e difusão de ferramentas de desenvolvimento da gestão de pessoas na Polícia Federal, participamos de reunião com a Diretora de Gestão de Pessoal da PF, juntamente com a FENAPEF, criando mecanismos para ouvir os sindicalizados de todo Brasil sobre essa questão. No âmbito Legislativo, destaque para o acompanhamento da proposta de Reforma Administrativa na intenção de que não atinja nem a estabilidade e nem os vencimentos dos atuais servidores, assim como dos que entrarem antes da aprovação da Reforma.

A responsabilidade da entidade classista reflete-se através de suas iniciativas e de seu envolvimento nas várias frentes que visam melhores condições de trabalho e a proteção dos interesses dos policiais federais, inserida num contexto mais abrangente visando uma mudança estrutural e a modernização da Segurança Pública. Em 2021, o trabalho do movimento sindical será ainda mais profícuo, para o que contamos com o engajamento dos sindicalizados.

Que as tristezas permaneçam em 2020. Muitos perderam entes queridos na luta contra a COVID. Muitos de nós também ressignificamos nossos valores e a relação com aqueles que nos são caros. Aprendemos a cuidar mais de nós e do outro. Lançamos um novo olhar sobre o verdadeiro significado da solidariedade humana.

Agradecemos aqueles que de alguma forma se envolveram nas iniciativas do SINPEF/RS – sindicalizados, dirigentes, representantes sindicais, funcionários, colaboradores e familiares -, e desejamos um Ano Novo repleto de realizações, esperança, paz e, sobretudo, muita saúde a todos nós!

 

Um abraço,

 

Julio Cesar Nunes dos Santos

Presidente do SINPEF/RS

Temas , .

 

Ir para o topo da páginaIr para o topo da página